Um lugar onde eu possa não ser eu... Mas onde não escapo de mim mesmo.

17.1.06

...Nascer e Morrer...



Nascer e Morrer

Ele não agüentava mais o mundo a sua volta... Hipocrisia, cinismo e falsidade girando em torno dele, contaminando-o, tentando transforma-lo em um deles. E ele não podia se enganar... Isso já estava próximo de acontecer... Seu cinismo extrapolava os limites do bom-senso, sua hipocrisia era de dar orgulho e, por que não, inveja, em muita gente. E ele odiava isso. Odiava ter que ser como eles para muitas vezes se afastar deles!
Ele não tinha escolhido aquela vida, mas infelizmente tinha escolhido estar naquele lugar. Nascido na pobreza, para não se submeter à tirania de seus “senhores”, procurou o clero, achando que ao menos lá seria aceito sem que sua ascendência fosse posta em questão. Grande engano. Por trás das “muralhas abençoadas daquele santo lugar” a podridão se espalhava mais rapidamente do que a morte negra lá fora. Já ao entrar foi chutado para os estábulos, limpar as fezes animais, já que “já estava acostumado com essa vida” como lhe disseram. Em algum tempo, foi nomeado padre, mero título, como veio a descobrir. Passou então a perceber que os mais altos cargos, ocupados pelos mais “santos”, eram dados aos mesmos “senhores” aos quais ele devia obediência lá fora.
Agora ao menos ele não tinha ilusões com relação a sua vida. Nascido no esterco, sua sina seria morrer no esterco... Mas ele não acreditava em destino...
Agora, limpando o aposento de seu abade, olha pela janela e vê o mundo abaixo de si... Sua mente rápida, aguçada pela vida pobre, trabalha instantaneamente. Com um lençol, amarra uma ponta a um móvel e a outra em volta de seu pescoço e se atira pela janela.
As pessoas abaixo até se surpreendem com a imagem daquele servo pendurado na abadia, mas a surpresa passa logo, pois afinal aquele servo não irá para o inferno. Nem ao céu obviamente... Afinal, servos não tem alma, não é mesmo?

Um conto "histórico" dessa vez... Não gosto muito dele mas, tá aí... Só pq faz tempo q não coloco algo meu...

2 Comentários:

Blogger Fernanda disse...

"mas a surpresa passa logo"...

gostei desta frase em especial. É interessante como a desgraça (alheia) pode tornar-se corriqueira.

No mais, considero realmente um ato de ousadia escrever contos "históricos"...

E soh pra vc não esquecer: Te amo!

11:15 AM

 
Blogger Lex disse...

é histórico só na ambientação,
não na idéia de prisão a conceitos...
dá pra entender?

e a questão da desgraça alheia tornar-se corriqueira é o q abordei na sua última pergunta da entrevista...
:)
tbm te amo, muito...

11:26 AM

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial