Um lugar onde eu possa não ser eu... Mas onde não escapo de mim mesmo.

29.10.06

À Guisa de Explicação

O mundo virtual, em sua simplicidade, pode ser mais perigoso – e danoso – do que o próprio mundo real.

Nele, amizades inseguras são construídas em moldes frágeis, enquanto antigas amizades podem se desfazer como pó. Numa falsa sensação de confiança, acreditamos que aquela presença virtual daquele seu amigo que você não vê a tempos é suficiente para manter a sua amizade. Até o ponto em que você para e percebe que você acabou de descobrir, através do orkut ou de um nick no MSN, que aquele seu grande amigo – ou amiga – está namorando. Aquele mesmo com o qual você passava tempos conversando, aquele que você sabia de tudo, antes mesmo de acontecer... E aquela falsa sensação de proximidade vai embora. Não consigo me lembrar da última vez que algum amigo meu tenha me ligado somente para me perguntar como eu estou, trocar algumas palavras. Agora temos o Orkut, não é? Tão mais fácil. Igualmente fácil é mentir através dele. E é extremamente difícil ser sincero – completamente – em algo escrito a alguém na Internet. Mas contentamo-nos ainda em saber que está “tudo certo” com aquele seu amigo, e dias depois saber que ele estava passando pela pior fase da vida dele. E você não estava lá, ao lado dele, onde deveria estar, para ajudar. Simplesmente porque você viu a foto dele no orkut, e ao lado dela estava escrito que “estava tudo certo”. Enquanto isso, aquela pessoa que você conheceu na Internet, super legal, um papo super bom, se diverte às suas custas, muitas vezes atuando através de um personagem que pra você se tornou tão real quanto aquele seu amigo de tempos atrás. Pois é, um personagem.

Tempos atrás, escrevi a uma amiga, na época em crise com o Orkut, que ela devia tratá-lo como um livro, do qual ela própria fazia parte e ajudava a escrever. Nele, alguns personagens são mais reais do que outros, mas ainda assim era um livro. Talvez só agora eu tenha percebido o perigo destas palavras.

Aliás, é incrível a sensação de poder que a virtualidade proporciona, não é mesmo? Através dela, podemos saber tudo da vida de todos, saber os podres, fofocar com as pessoas, descobrir coisas que possam ser utilizadas contra elas. E é incrível como este mesmo poder se desfaz em suas mãos, quando ele próprio se volta contra você, e você acaba descobrindo que nada daquilo que você ficou sabendo pela Internet te fez bem. Muito pelo contrário.

Enfim, afastamo-nos de grandes amigos, pela falsa sensação de proximidade, e críamos vínculos com seres que só existem através de letras. Sinceramente, estou fora desta.

Aliás, talvez Renato Russo, se ainda vivo, pudesse encontrar na Internet – e mais especificamente, no Orkut - algumas explicações para sua pretensão de um dia tentar descobrir porque é mais forte quem sabe mentir. Ou teria ainda mais dúvidas.

Para aqueles que acham que perderam um meio fácil de me encontrar, me mandem um e-mail: lex.bastos@yahoo.com.br . Receberei e responderei com prazer.

Sei que esta talvez não seja uma boa explicação para vocês. Ma basta pra mim. Talvez um dia eu volte. Mas por hoje é só, pessoal.

Um grande abraço a todos,

Lex

Ps: Pretendo colocar esse blog de volta no trilho, então voltem mais vezes!

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Que texto forte e ... tão sorumbático

Ninguém jamais terá como dizer que seu texto está errado, ele está certo, tem uma visão 180 graus do lance

Mas, se não fosse o orkut, jamais teria conhecido você e a Fê. Dois presentões na vida. E vieram via-orkut.

Você sabe que sofri muito com o orkut. Mas o sofrimento passou e o que ficou foi o meu carinho, este sim real e definitivo, por pessoas a quem admiro e respeito.

Talvez pelos meus 47 anos não me deixe enganar por fotos sorridentes e :D de emoticons para saber como alguém está. E meus amigos e amigas estão comigo já há 3 décadas. Nenhum deles(as) se deixaria enganar por um :D (ou eu espero que não).

Somos de um geração que mandava cartas e até hoje, quando a coisa é séria, prefiro cartas a emails. Até um telefonema é melhor que email. Que bilhetinho de scrap de orkut ? po, nem tem comparação possível.

Mas um scrap de um desconhecido, que todos os dias nos dá bom dia traz um calorzinho para o coração. Porque é assim que se formam novos laços.

Beijos meu querido novo amigo

Cynthia Dorneles

9:45 AM

 
Blogger Fernanda disse...

Amor...

Não vou comentar o texto.

(Era "pertinente" a palavra, e continua sendo isso o texto).

Passei só pra contar que tb estou tirando as teias de aranha do meu blog.

Amo vc.
Bjinhos

11:32 AM

 
Blogger Ane Brasil disse...

Então tá então!
Se é assim, que assim seja!
olha, eu, honestamente, ando meio de saco cheio do orkut também.
Total falta de novidade.
Ainda mantenho a minha conta por duas ou três comunidades que ainda frequento.
Sei como são essas 'futricas'virtuais. Um verdadeiro pé no saco.
Fazer o quê? Essa é a alma humana. A tecnologia só faz amplificar o que cada um tem de melhor ou de pior!
Sorte e saúde pra todos!

9:32 AM

 
Anonymous Anônimo disse...

Caro Lex...

Muito interessante, aliás você demonstra uma razão que dá raiva , pois tenho que parar e pensar: Não é que o cara tem razão!!!Vou deletar a minha conta agora!!!

Ainda bem que penso duas vezes antes de fazer as coisas, se não tinha lhe acompanhado nesse retorno a vida real.

Sabe porque não o faço? Só por causa que tenho um filho. E você me pergunta: Que catso isso tem a haver?

Pois eh , meu caro. Por pior que seja, não posso dar as costas e sofrer o risco de perder os signos de linguagem da geração que ele faz parte. Mais do que isso, continuamente preciso me manter atualizado (online) com essa nova realidade de comunicação e principalmente algo que caberia bem no que escreveu: "afetuosidade virtual".

Parece horrivel, você deve ter entortado o nariz pra isso que acabei de escrever. Só que pra mim é inevitável, já estou correndo a trás de um pensamento que não é do meu tempo, mas é a minha realidade.

Concluo então de maneira muito esquisita, que estamos num caminho inevitável em relação a virtuosidade das relações e a guiza de excentricidades travestidas de boas intensões.....fica aqui o meu voto de felicidade pra você meu caro amigo virtual!

TR

3:16 PM

 
Anonymous Anônimo disse...

Não vale a pena eu dizer o tanto de coisas que já pensei sobre esse tema que você discurssou nas suas duas últimas postagens...

Onde está o real sentimento e o contato entre duas pessoas, não é?

E o que será das gerações posterioes, que tendem a ser cada vez mais supérfluas e agarradas a estes emoticons?

Hoje eu comi mel, no favo!!! Melei-me todo... haha...

Minhas priminhas tiveram nojo, e coitadas, foram pra frente do computador, comendo um trakinas, pra fofocarem no msn, cheio daqueles emoticons felizes, ao passo que uma passara a última semana discutindo com a mãe devido ao namoro artificial que mantinha escondido (a Caroline), e a outra estava quase que de recuperação na escola, devido ao seu péssimo desempenho em matemática (a Ana Clara)...

ambas têm perfil no orkut...

por que eu te disse isso? Pois concordo com vc... -.-

o que vai acontecer com os nossos valores?
será que os novos valores vão enterrar os nossos antigos valores (é, já são antigos) de vez?

e o que vai valer a pena?

sou obrigado a concordar: não consigo parar de pensar e querer...

e essa porcaria de internet mina todo o pensar e querer!

enfim, como já disse, eu estou por fora da situação, mas quanto ao que você escreveu, resta-me repetir que concordo e admiro sua atitude...

gostaria de dizer o mesmo para Fefy, mas não tenho o blog ou msn dela...

enfim, repito (mais uma vez) fique bem... ^^"
(esse sorriso de "fique bem" é real, embora eu não esteja lá tão feliz, devido a motivos pessoais)... =P
(essa careta com língua também foi real, e essa risada, que virá a seguir, também vai será... ops já está sendo) XD

au revoir

6:42 PM

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial